
MARÇO: 21 e 22 | ABRIL: 25 e 26 | MAIO: 23 e 24
curso presencial
ANDANÇAS
Com Julie Fank e Daniela Nogueira
Enquanto os outros passam, você vê. Enquanto a cidade pulsa, você repousa seus sentidos. Enquanto os sons se fundem, você os decodifica. Como? Flanando. Não ociosamente, mas como uma flecha. A intenção é reconhecer as referências e reconstruí-las. Caminhar pela cidade, anotar, fotografar, gravar. Criar uma bagagem de registros, intencionalmente. Tem método, pontos de partida e de chegada. Tem fundamento, perguntas certas para te conduzir no trabalho de extração e percepção sensível da essência DA CIDADE. São encontros, crônicas (ou ensaios, você escolhe) e percursos. É uma caçada certeira e prática pela cidade envolvendo-a na escrita e na literatura, com uma lente de aumento que nós vamos te dar.
R$ 1.412
O Curso
- Percurso por bairros e lugares-esconderijo da cidade
- Observação antropológica, artística e comportamental
- Escrita de crônicas e-ou ensaios
- Ajuste da pesquisa – observar, catalogar e arquivar
- Crônica & ensaio – como escrever
- Flanar – como pesquisar
Para quem?
Não é necessário já ter escrito prosa breve para ingressar na oficina.
Quando?
MARÇO: 21 e 22
ABRIL: 25 e 26
MAIO: 23 e 24
(sexta, 19h às 22h, sábado, 10h às 17h30)
INSCRIÇÕES ABERTAS
Onde?
Nosso espaço físico, coisa fina, fica na Praça General Osório, 379, sala 901, no Centro de Curitiba.
Ao lado, há o Estacionamento Brasília, que fica aberto nos três períodos (manhã, tarde e noite) e é conveniado à escola.
Quanto tempo dura?
27 horas divididas ao longo de 6 encontros
Tem certificado?
Simpirilim. O curso te dá um certificado de curso livre validável como horas complementares.
Quanto custa?
O valor do curso é de R$ 1412 e pode ser pago em até 3x.
Como posso pagar?
O pagamento é exclusivamente via pix.
Na opção a prazo, o valor da primeira parcela corresponde à matrícula e deve ser feito para validar a inscrição.
COMO FUNCIONA?
Texto não é limite pra quem não sabe escrever, é linha de chegada e também de partida.
Que textos você têm deixado aí de lado? A ideia é tirá-los da gaveta e levá-los para escovar os dentes antes de colocá-los pra conversar com os outros.
Mas vale lembrar que isso não é: storytelling, terapia de grupo, norma da ABNT, encaixotamento do imaginário.
Os cursos da Esc. Escola de Escrita são cursos para repensar a arquitetura do texto, desenhar a arqueologia do seu repertório e para imprimir no texto uma marca autoral que já caminha com a sua escrita mesmo sem você reconhecê-la.
Professora

Dani Nogueiraé Designer, especialista em Moda pelo Centro Universitário Senai. Criadora do Ecossistema Flanar, atua como Mentora e promove experiências com treinamentos, workshops, palestras onde aplica seus métodos, Essencear e Fazer. Com visão holística-prática, desde 2015 pesquisa e cria caminhos para trabalhar de diferentes formas o tema da Essência humana, segue com a missão de dar caminhos para quem tem intenção mas não tem direção. Atua como professora há 20 anos, em Universidades, Cursos na área de moda. É professora de Coolhunting da Pós-Graduação PUC/ PR, trabalhou para Laboratório de Pesquisa Oxigênio no apoio de pesquisas de campo para BOSCH, Melissa. Posicionando-se com o verbo Flanar, em 2012, sua essência é projetada para o externo através da curiosidade, escrita, comunicação, fala, pesquisas, conexões, trocas entre as pessoas.
Professora

Julie Fank é doutora em Escrita Criativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), nasceu em 1988, em Cascavel (PR). É artista visual, escritora, professora e diretora e criadora da Esc. Escola de Escrita, em Curitiba (PR). Formada em Letras Português-Inglês e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Tem livros, contos, e poemas publicados em periódicos como Cândido e Arte e Letra: Estórias. Já ministrou cursos e oficinas para mais de quatro mil alunos que passaram pela Esc. ao longo dos últimos anos. Também atua como ghostwriter. Publicou recentemente o livro Dobradiça pela Telaranha Edições.