O quê?
Sabe o feijão com arroz de todo dia? O mesmo sabor, o mesmo tempero. Às vezes, falta sal. Às vezes, fica salgado. Às vezes, passa do ponto. Um texto pode ser assim: não tá aquela maravilha, mas é o que tem pra hoje. Na-na-ni-na-não. É hora de incrementar, modificar, sair da mesmice. Em três encontros, vamos temperar a sua escrita para que aprenda de quais fontes se alimentar. É uma receita? Não, longe disso. Mas tem procedimento, forma, conteúdo, repertório. Você vai compreender a sua escrita e perceber que há outros jeitos de escrever e desescrever. Nunca mais vai ficar esperando a deusa inspiração aparecer. Ou melhor, talvez fique [depende de você], mas se ela não aparecer, vai saber se virar e passará bem longe do trivial do dia a dia.
Passo por passo
- Escrita Criativa desde seu marco zero – saber o que é para saber de que fonte se alimentar
- Repertório, procedimento e marca autoral – o que a gramática tem a ver com isso? Outros jeitos de escrever e desescrever
- Começos e meios, afinal
- Forma x conteúdo, na escrita e nas outras artes. Dispositivos de criação e como fazer um texto ficar em pé
- Uma visita a algumas bibliotecas, a minha, a nossa – e a sua inclusive. Curadoria é o assunto da vez
- Quem é meu texto na fila do pão? Daqui em diante. Concursos, coletâneas, publicações e outros jeitos de mostrar a que seu texto veio
Pra quem?
Para toda e qualquer pessoa que queira saber mais sobre a escrita criativa, sobre a teoria da produção de texto artístico ficcional ou não
É um curso para quem escreve e ainda não contou pra ninguém, para quem é de outra área e resolveu experimentar ou pra quem tá aí louco pra fazer um curso de escrita agora.
COMO FUNCIONA?
Texto não é limite pra quem não sabe escrever, é linha de chegada e também de partida. Que textos você têm deixado aí de lado? A ideia é tirá-los da gaveta e levá-los para escovar os dentes antes de colocá-los pra conversar com os outros. Mas vale lembrar que isso não é: storytelling, terapia de grupo, norma da ABNT, encaixotamento do imaginário. Os cursos da Esc. Escola de Escrita são cursos para repensar a arquitetura do texto, desenhar a arqueologia do seu repertório e para imprimir no texto uma marca autoral que já caminha com a sua escrita mesmo sem você reconhecê-la.
O que
vamos ler?
Não se preocupe, tá bem? Os livros e textos abordados serão disponibilizados em uma ementa completa no início do curso apenas para quem se matriculou.
A professora disponibilizará os pdfs das leituras solicitadas.
Professora
Julie Fank é doutora em Escrita Criativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), nasceu em 1988, em Cascavel (PR). É artista visual, escritora, professora e diretora e criadora da Esc. Escola de Escrita, em Curitiba (PR). Formada em Letras Português-Inglês e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Tem livros, contos, e poemas publicados em periódicos como Cândido e Arte e Letra: Estórias. Já ministrou cursos e oficinas para mais de quatro mil alunos que passaram pela Esc. ao longo dos últimos anos. Também atua como ghostwriter. Publicou recentemente o livro Dobradiça pela Telaranha Edições.
Quando?
Serão várias turmas ao longo do ano. Datas das próximas turmas:
02 e 03 de agosto (sexta das, 19h às 22h, e sábado, das 10h às 17h30, com intervalo de 1h30 para almoço)
23 e 24 de agosto (sexta das, 19h às 22h, e sábado, das 10h às 17h30, com intervalo de 1h30 para almoço)
Onde?
Nosso espaço físico, coisa fina, fica na Praça General Osório, 379, sala 901, no Centro de Curitiba.
Ao lado, há o Estacionamento Brasília, que fica aberto nos três períodos (manhã, tarde e noite) e é conveniado à escola.
Quanto tempo dura?
9 horas divididas ao longo de 3 encontros de 3 horas cada.
Tem certificado?
Simpirilim. O curso te dá um certificado de curso livre validável como horas complementares.
Quanto custa?
O valor do curso é de R$ 404 e pode ser pago em até duas vezes de R$ 202.
Como posso pagar?
O pagamento é exclusivamente via pix.
Na opção a prazo, o valor da primeira parcela corresponde à matrícula e deve ser feito para validar a inscrição.
DO QUE EU PRECISO? Providenciaremos o caderninho. Você traz seu estojo e a vontade de escrever.
PENÚLTIMAS CONSIDERAÇÕES: As vagas para este grupo são limitadas-limitadíssimas, então corre se inscrever.
E COMO FAÇO A MINHA INSCRIÇÃO? Clique AQUI e esc.reva-se.