Escola de Escrita

curso presencial

Sábado, 31/08 das 9h às 17h. 

O MUNDO FANTÁSTICO DE ELENA FERRANTE

com Annalice Del Vecchio

É bem provável que você já saiba que Elena Ferrante não é o nome de uma escritora de carne e osso. Trata-se de um nome inventado, ou melhor, de uma personagem de autora, criada como uma espécie de reconstrução ficcional de sua criadora, uma outra de si mesma que escreve textos autobiográficos em ensaios e, por sua vez, cria outras de si mesma nos romances. São protagonistas que narram a própria história, tornando-se, também elas, personagens de si mesmas, em “livros dentro de livros” (lembrou das matrioshkas russas?). 

Esses “outros eus” compartilham muitos aspectos biográficos com Elena Ferrante, figura de autora que só existe no papel, a exemplo dos heterônimos de Fernando Pessoa – a diferença é que a autora italiana se move por aí de forma independente, sem vínculos com um criador. 

Nesse curso, vamos refletir sobre esse processo de desdobramento de uma autora em outras, cuja ápice se estabelece na quadrilogia napolitana, verdadeiro marco da literatura italiana do século XXI que fez nascer o fenômeno “Ferrante fever”, termo criado para nomear a comoção de leitores iniciada logo após a publicação dos romances da série nos Estados Unidos, em 2012. 

Elena Greco, a protagonista (quase) homônima à sua autora, é uma escritora que, às voltas com o desaparecimento da amiga Rafaella Cerullo, a Lila, decide contar a sua história em um grande romance de formação. A obra nasce como uma espécie de acerto de contas com a amiga, com a qual estabelece, desde pequena, uma relação movida por sentimentos ambíguos: admiração e inveja, amor e ódio. Qual delas, afinal, seria a “amiga genial”?

Assim como Elena Greco narra, ainda que de forma tortuosa, a própria trajetória como escritora no romance que está escrevendo, Elena Ferrante cria uma espécie de autobiografia literária em três obras ensaísticas: Frantumaglia – os caminhos de uma escritora (conjunto de cartas, entrevistas e outros textos ensaísticos escritos entre 1991 e 2016), L’invenzione occasionale (coletânea de 51 textos publicados semanalmente no jornal The Guardian em 2018) e As margens e o ditado (que reúne quatro ensaios, publicado em janeiro de 2023 no Brasil). O curso se propõe a refletir sobre esses textos ensaísticos, em intertextualidade com os romances, evidenciando de que modo eles borram as fronteiras entre ficção e realidade, ficção e ensaio, narrativa e não-narrativa, em um transbordamento de discussões sobre a escrita literária absolutamente inovador. 

R$ 300

O Curso

  • Interessa saber quem está por trás do nome Elena Ferrante? Até o vampiro de Curitiba (que, como Ferrante, zela por sua ausência como autor empírico) entra nessa discussão sobre autoria.
  • Mas, afinal, Elena Ferrante é mesmo um pseudônimo de uma escritora que prefere não assinar com o seu próprio nome? Outros jeitos de compreender esta escritora “feita apenas de escrita”. 
  • Uma visita à biblioteca de Ferrante, que em seus ensaios comenta sobre os livros que acompanham a sua escrita – você certamente vai querer incluí-los em sua lista de leituras. 
  • Os ensaios e os romances como um grande projeto ficcional, com estratégias emprestadas da autoficção. Mas, afinal, uma autora sem rosto, sobre a qual nada sabemos, pode escrever autoficção? 
  • A metaliteratura nos ensaios e a autorreflexão nos romances: diálogos possíveis. Os ensaios como uma espécie de laboratório de crítica literária que alimenta a ficção.
  • Uma escrita que se “desmargina”, que pendula entre a escrita realista, fluida, obediente às convenções, e a escrita disruptiva, a experimentação radical (possibilitada pela própria ausência como autora empírica).

Para quem já é um “ferranter” de carteirinha, mas também para quem deseja estabelecer os primeiros contatos com o universo ficcional da escritora italiana.

Ou seja, para toda e qualquer pessoa que queira se aprofundar no debate de questões que atormentam tanto os leitores, como a identidade dessa autora misteriosa, quanto a própria Ferrante, que em seus ensaios, e mesmo nos romances, investiga os meandros da própria escrita ficcional.

 

31/08, sábado, das 9h às 12h, das 14h às 17h.

Nosso espaço físico, coisa fina, fica na Praça General Osório, 379, sala 901, no Centro de Curitiba.

Ao lado, há o Estacionamento Brasília, que fica aberto nos três períodos (manhã, tarde e noite) e é conveniado à escola.

6 horas divididas ao longo de 2 encontros de 3 horas cada.

Simpirilim. O curso te dá um certificado de curso livre validável como horas complementares.

O valor do curso é de R$ 300 e pode ser pago em até duas vezes de R$ 150. 

O pagamento é exclusivamente via pix.

Na opção a prazo, o valor da primeira parcela corresponde à matrícula e deve ser feito para validar a inscrição.

COMO FUNCIONA?

Os cursos da Esc. Escola de Escrita são cursos para repensar a arquitetura do texto, desenhar a arqueologia do seu repertório e para imprimir no texto uma marca autoral que já caminha com a sua escrita mesmo sem você reconhecê-la. 

Professora

 

 

Annalice Del Vecchio é doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com uma tese sobre a obra de Elena Ferrante. Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), trabalhou no caderno de cultura da Gazeta do Povo (Caderno G), foi assessora de imprensa da Caixa Cultura Curitiba e da Pastoral da Criança e editora de conteúdo da Editora Positivo. Como jornalista freelancer, escreveu para os antigos cadernos Viver Bem e Haus, da Gazeta do Povo; portal do Instituto Goethe; revista Helena, da Biblioteca Pública do Paraná, entre outros. Formada em Letras Português-Italiano e mestre em Estudos Literários
pela UFPR, com uma dissertação sobre a obra de Cristóvão Tezza. Atua como autora de materiais didáticos de Arte e Literatura.