O quê?
Este curso poderia se chamar DUH, Desespero de Última Hora. É sempre assim. Sabe aquele texto longo? Aquele projeto que não faz o download da cabeça para o papel? Aquela dissertação? Aquela tese interminável? Essa mesmo. Cheia de palavras difíceis, termos técnicos e divisões. Não tá indo, né? Então, a gente pode te ajudar com isso. Te ajudar a trabalhar em cima do texto, a conectar e dar continuidade às ideias, a perceber qual é o padrão de linguagem acadêmica da sua área e fazer escolhas autônomas frente a ele e ainda dar uma treinada no seu olhar, para que você consiga identificar escorregões na metodologia e defeitos de continuidade, por exemplo. Bom, esta é uma introdução ao tema. Para trabalhar individualmente seu texto, é necessário um trabalho personalizado, mas podemos alinhar isso a partir deste curso.
O objetivo da prática de textos acadêmicos é refletir sobre o texto acadêmico, particularmente aquele que passa por pesquisas qualitativas, com suas particularidades e especificidades, a partir de quatro grandes áreas. A primeira, a linguística: a gramática, de uma maneira mais intuitiva, menos decoreba, quais são os procedimentos que deixam o texto em pé. A segunda, a textual: como colocar as ideias no papel, como colocar sua voz no texto e como conseguir avaliá-lo – ainda mais no meio do caos que é a produção de um trabalho de conclusão de curso – seja de que nível acadêmico for. A terceira, a metodológica: há muito mais métodos de pesquisa que a maior parte das pessoas imagina e a escrita, quando usada em todas as etapas da pesquisa, é instrumento de construção de ideias e não “apenas” um produto acadêmico final. E a última área, o formato: todas aquelas exigências das faculdades e universidades, particularmente aquelas que dizem respeito ao referenciamento de trabalhos outros. Mas, calma, este não é um curso sobre ABNT – a gente, inclusive, não pretende ficar muito tempo nisso. Este é um curso sobre texto e método – que é o principal calo de quem não tá conseguindo avançar na pesquisa. A ideia é fornecer ferramentas para que você possa redigir o tão temido trabalho acadêmico com as próprias mãos e com segurança.
Passo por passo
- Diagnóstico: levantamento das principais dúvidas em relação à metodologia
- Metodologias qualitativas – métodos de pesquisa e a escrita como método
- A descrição – uma pecinha chave do fazer científico
- Escritas científicas e artesanato intelectual
- Campos e teorias – modos de conexão
- Ética e coerência: na pesquisa e na escrita
- Repetição de palavras e ideias – como corrigir ou quando pode corrigir
- Vícios da linguagem acadêmica [como se livrar?]
- Fala x escrita – informalidade x formalidade – como transcrever isso para textos acadêmicos
- Textos de convencimentos e persuasão – como encadear argumentos e comentários;
- O texto repartido – introdução, desenvolvimento e conclusão [como começar e como terminar?]
- Ordem e progressão – as ideias precisam evoluir e estar conectadas
O curso é uma experiência coletiva e não prevê discussão metodológica de projetos individuais. Posteriormente, caso o aluno decida contratar um acompanhamento particular, é possível fazer análise, revisão e comentário de produções próprias, além de retomada e discussão de dúvidas relativas ao curso e próximos passos dentro da trajetória acadêmica.
Pra quem?
Para toda e qualquer pessoa que queira saber mais sobre a escrita acadêmica ou esteja naquela fase em que, socorro!, o texto está abandonando você.
É um curso para quem está prestes a entrar no mestrado ou no doutorado e se aplica exclusivamente à pós-graduação.
COMO FUNCIONA?
Texto não é limite pra quem não sabe escrever, é linha de chegada e também de partida. Que textos você têm deixado aí de lado? A ideia é tirá-los da gaveta e levá-los para escovar os dentes antes de colocá-los pra conversar com os outros. Mas vale lembrar que isso não é: storytelling, terapia de grupo, norma da ABNT, encaixotamento do imaginário. Os cursos da Esc. Escola de Escrita são cursos para repensar a arquitetura do texto, desenhar a arqueologia do seu repertório e para imprimir no texto uma marca autoral que já caminha com a sua escrita mesmo sem você reconhecê-la.
O que
vamos ler?
Não se preocupe, tá bem? Os livros e textos abordados serão disponibilizados em uma ementa completa no início do curso apenas para quem se matriculou.
As professoras disponibilizarão os pdfs das leituras solicitadas.
Professoras
Julie Fank é doutora em Escrita Criativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), nasceu em 1988, em Cascavel (PR). É artista visual, escritora, professora e diretora e criadora da Esc. Escola de Escrita, em Curitiba (PR). Formada em Letras Português-Inglês e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Tem livros, contos, e poemas publicados em periódicos como Cândido e Arte e Letra: Estórias. Já ministrou cursos e oficinas para mais de quatro mil alunos que passaram pela Esc. ao longo dos últimos anos. Também atua como ghostwriter.
Dayana Sdebsky de Cordova Dayana de Cordova é doutora em Antropologia pela Universidade de São Carlos. Tem diferentes livros e capítulos de livros publicados em sua área e elabora pareceres para diferentes revistas acadêmicas. Há anos é professora do módulo de Métodos e Técnicas de Pesquisa em Antropologia da especialização em Antropologia Cultural da PUCPR e já orientou pelo menos duas centenas de alunos em seus projetos de pesquisa, orientou e participou de bancas de dezenas de TCC’s. É pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana da PUCPR.
Quando?
O curso acontece em 2 turmas:
TURMA 1: 06, 13, 20 e 27 de agosto: (terças, das 17h às 19h)
TURMA 2: 08, 15, 22 e 29 de agosto: (quintas, das 10h às 12h)
Onde?
O curso será realizado pela primeira vez em Natal-RN. O endereço do curso será confirmado em breve.
Quanto tempo dura?
8 horas divididas ao longo de 4 encontros de 2 horas cada.
Tem certificado?
Simpirilim. O curso te dá um certificado de curso livre validável como horas complementares.
Quanto custa?
O valor do curso é de R$ 440 e pode ser pago em até duas vezes de R$ 220 no pix
Chame a gente no whats e faça sua matrícula.
Como posso pagar?
O pagamento é exclusivamente via pix.
Na opção a prazo, o valor da primeira parcela corresponde à matrícula e deve ser feito para validar a inscrição.
DO QUE EU PRECISO? Providenciaremos o caderninho. Você traz seu estojo e a vontade de escrever.
PENÚLTIMAS CONSIDERAÇÕES: As vagas para este grupo são limitadas-limitadíssimas, então corre se inscrever.
E COMO FAÇO A MINHA INSCRIÇÃO? Clique AQUI e esc.reva-se.