Escola de Escrita

[turma 1] 19, 26 de março, 02, 09 de abril

[turma 2] 16, 23, 30 de abril e 07 de maio

curso presencial

TEXTO ACADÊMICO COM BOROGODÓ

com Dayana de Cordova & Julie Fank

Sabe aquela sensação de que o texto, aquele seu texto acadêmico praquela disciplina ou o seu projeto para entrar num doutorado, quem sabe?, é um bloco sólido, que desce quadrado e não comove ninguém? Pois então. A Escrita Criativa também pode ser uma aliada na trajetória acadêmica e foi exatamente pra isto que este curso surgiu: para que um texto desça redondo, oval, triangular ou da forma que você quiser. Até porque um texto acadêmico pode ser comovente, emocionante, subversivo e mais: dotado de marca autoral. Sim, o estilo é um argumento bem convincente em fazer o que toda a pesquisa deve fazer: chegar no outro, inclusive o outro que está fora da academia. E pra isso, nossa principal ponte é a linguagem.

O artigo, o projeto ou um capítulo de livro podem ser peças criativas e o processo de construção desses textos pode ser bem legal. A escrita acadêmica, no fim, é meio isso: ninguém nunca te ensinou e a gente aprendeu fazendo. Mas, aqui, duas professoras: uma focada em metodologia, a outra em linguagem e as duas de cabeça na modelagem de um pensamento, junto contigo: o que, afinal, você quer escrever? Da tua pesquisa você entende. A gente te ajuda a descobrir como

R$ 600

O Curso

  • Princípios, começos e fins. A escrita é um processo que sobrevive à arrogância acadêmica: se a gente não escreve durante a elaboração de um projeto, ele não vai sair como texto pronto – e o currículo de fracassos importa;
  • O que faz e o que pode fazer um projeto, o texto ensaístico como possibilidade;
  • Que pessoa vai contar este texto? A primeira, a terceira, no plural ou no singular:. as interlocuções que se estabelecem na escrita, um texto não pode ser pasteurizado, genérico, cada texto é um e deve ser feito sob medida, artesanalmente;
  • A coreografia de autores citados: como administrar tantos passos e evitar o descompasso;
  • A descoberta da pesquisa durante a composição metodológica do texto;
  • Aspectos éticos e estéticos da autoria e da contaminação dos textos lidos;
  • Dissolução de clichês em relação aos textos acadêmicos;
  • Finalmente, a conquista do leitor e a satisfação da conclusão de um texto.
  •  

Para toda e qualquer pessoa que queira desengessar a escrita acadêmica, seja num processo de pesquisa já em andamento ou quando estiver prestes a entrar num mestrado ou doutorado – ou já esteja naquela fase em que, socorro!, o texto está me abandonando. 

sempre às quartas, das 10h30 às 12h30

[turma 1] 19, 26 de março, 02, 09 de abril

[turma 2] 16, 23, 30 de abril e 07 de maio

INSCRIÇÕES ABERTAS

Nosso espaço físico, coisa fina, fica na Praça General Osório, 379, sala 901, no Centro de Curitiba.

Ao lado, há o Estacionamento Brasília, que fica aberto nos três períodos (manhã, tarde e noite) e é conveniado à escola.

8 horas divididas ao longo de 4 encontros de 2 horas cada.

Simpirilim. O curso te dá um certificado de curso livre validável como horas complementares.

O valor do curso é de R$ 600 e pode ser pago em até duas vezes de R$ 300. 

O pagamento é exclusivamente via pix.

Na opção a prazo, o valor da primeira parcela corresponde à matrícula e deve ser feito para validar a inscrição. A segunda parcela é paga no último dia de curso.

COMO FUNCIONA?

Além da inevitável troca de experiências e dos dispositivos de escrita, o grupo também é um espaço de escuta para o ensaio da marca autoral e esses textos-teste que acontecem no espaço solitário da produção independente. Esses textos, ao se deslocarem para a sala de aula, encontram seus primeiros leitores e uma escuta atenta das professoras apontando, quando possível, possibilidades de linguagem e desdobramentos de pesquisa.

Mas vale lembrar que isso não é: storytelling, terapia de grupo, norma da ABNT, encaixotamento do imaginário.

Os cursos da Esc. Escola de Escrita são cursos para repensar a arquitetura do texto, desenhar a arqueologia do seu repertório e para imprimir no texto uma marca autoral que já caminha com a sua escrita mesmo sem você reconhecê-la. 

Professoras

Dayana de Cordova é doutora em Antropologia pela Universidade de São Carlos, mestre em Antropologia e graduada em Ciências Sociais pela UFPR. Tem livros e capítulos de livros (como na coletânea An anthropology of contemporary art e Le espetacle du patrimoine,…), vem atuando como parecerista para revistas acadêmicas na área de antropologia, planejamento urbano e patrimônio (R@u, urbe. e Memória em Rede). Há mais de 10 anos é professora do módulo de Métodos e Técnicas de Pesquisa em Antropologia (dentre outros) da Especialização em Atropologia Cultural da PUCPR, onde acompanha os alunos na construção de seus projetos de pesquisa, orienta TCCs e participa de bancas. É pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana da PUCPR.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5279214298212769

 

 

Julie Fank é doutora em Escrita Criativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), nasceu em 1988, em Cascavel (PR). É artista visual, escritora, professora e diretora e criadora da Esc. Escola de Escrita, em Curitiba (PR). Formada em Letras Português-Inglês e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Tem livros, contos, e poemas publicados em periódicos como Cândido e Arte e Letra: Estórias. Já ministrou cursos e oficinas para mais de quatro mil alunos que passaram pela Esc. ao longo dos últimos anos. Também atua como ghostwriter. Publicou recentemente o livro Dobradiça pela Telaranha Edições.